Guia completo sobre a transformação digital

A transformação digital deixou de ser uma possibilidade remota e hoje já é uma realidade que acontece aqui e agora. Muito além das nossas rotinas ou vida pessoal, a tecnologia está presente em todos os lugares, influenciando tudo à sua volta. E, embora muitos gestores ainda custem a acreditar, essa tendência também está impactando drasticamente os setores empresariais.

INTRODUÇÃO

A transformação digital deixou de ser uma possibilidade remota e hoje já é uma realidade que acontece aqui e agora. Muito além das nossas rotinas ou vida pessoal, a tecnologia está presente em todos os lugares, influenciando tudo à sua volta. E, embora muitos gestores ainda custem a acreditar, essa tendência também está impactando drasticamente os setores empresariais.

Há algum tempo o cenário digital deixou de ser um assunto exclusivo de empresas de tecnologia, como Google, Apple ou Facebook, para ser adotado pelos mais variados segmentos. E atualmente, esse conceito pode ser resumido e explorado como uma questão de liderança, competitividade, estratégia e até mesmo de uma gestão eficiente.

Pensando nisso, criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a transformação digital, explicando o que é e quais as suas principais aplicações, por que investir nela em uma empresa e, por fim, como ela já impacta a sociedade. Confira!

O QUE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, a transformação digital é mais do que a automação de processos ou até mesmo que a adoção de novas tecnologias, como o armazenamento em nuvem, a digitalização ou o uso de smartphone. Ela é muito mais abrangente do que isso e hoje se tornou uma importante aliada das grandes empresas

Entretanto, para entender a essência de uma transformação digital, é preciso ter em mente que ela deve envolver uma mudança significativa e definitiva nos modelos de negócios e conceitos de uma marca. Mais do que desenvolver e executar processos em formatos digitais, é preciso haver uma reinvenção organizacional completa capaz de impactar todas as áreas da sua empresa.

Quando falamos em transformação digital, a maioria dos gestores relaciona os conceitos com a simples eliminação do papel e demais práticas vistas como ultrapassadas nas empresas. Nesse caso, bastaria digitalizar todos os documentos e informações para alcançar um bom nível de otimização de trabalho.

Outro equívoco muito comum entre os profissionais é relacionar o uso de tecnologia com posicionamento digital. as empresas só precisariam criar sites e perfis nas redes sociais para estarem por dentro da tendência do momento. Infelizmente — ou felizmente— não é assim que acontece na prática

Um processo potencializado pela tecnologia afeta todos os setores de uma indústria, dos pequenos empreendedores às grandes marcas. Por isso, ele deve estar sempre alinhado com as estratégias e objetivos do negócio em questão. Do relacionamento com o cliente aos processos burocráticos internos, tudo pode ser otimizado pelo uso adequado das ferramentas e técnicas digitais.

A transformação digital é fundada em duas características específicas: a velocidade e a amplitude das mudanças geradas. De uma forma bem resumida, podemos dizer que a sua essência está em 5 etapas consecutivas. São elas: digitalização, desmaterialização, desmonetização, democratização e disrupção.

A digitalização de um sistema provoca a desmaterialização dele. A partir disso, seu valor de mercado é reduzido, levando a uma democratização no acesso. O último passo, a disrupção, surge oferecendo soluções acessíveis que criam outro mercado de consumidores e desestabilizam a maioria das empresas, que se negam a reconhecer essa nova realidade.

Para deixar essa explicação mais clara, podemos citar o exemplo dos smartphones. Esse dispositivo surgiu como uma solução multitarefas, capaz de desmaterializar diversos equipamentos como CDs, câmeras fotográficas, telefones e GPS de uma só vez. A disrupção gerada levou algumas empresas à falência, mas a maioria delas optou por se reinventar .

Ou seja, quanto antes a jornada da transformação digital for percorrida, maiores as chances de sobrevivência e sucesso.

POR QUE ADOTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Agora que você já sabe o que é transformação digital, deve estar se perguntando sobre as vantagens que ela pode oferecer para o seu negócio, certo? Afinal, ninguém quer investir em algo que não apresente resultados concretos. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Segundo pesquisas recentes, aproximadamente 67% da jornada de compra é realizada digitalmente. Isso significa que a sua marca passou a ser representada pela experiência digital que oferece para os seus clientes e, automaticamente, a sua estratégia deve estar totalmente adaptada a essa nova realidade.

Independentemente de os seus produtos ou serviços estarem ou não relacionados com a tecnologia, a sua empresa será comunicada ao mundo por meio dela. Mais do que um caminho para reduzir custos de produção, a transformação digital veio para modificar o jeito com que marca se consumidores se conectam e se relacionam —e as empresas que não mudarem o seu modelo mental e processos de trabalho estão fadadas aficarem para trás.

Embora esse seja um processo complexo e, muitas vezes, demorado, a transformação digital pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Pensando nisso, listamos os principais motivos que tornam essa prática realmente relevante para as empresas. Confira abaixo:

AGILIDADE NOS NEGÓCIOS

Um dos grandes objetivos dos gestores é estar sempre à frente, se destacando em seu mercado de atuação, certo? E ao apostar na transformação digital, colocando ações inovadoras em prática antes da concorrência, isso é possível.

Ao empoderar suas equipes por meio de sistemas e ferramentas que melhorem o fluxo de trabalho, você agrega um enorme valor para a sua marca como um todo. O resultado? Um modelo de negócios sempre atual e otimizado, gerando bons frutos para a sua empresa.

AUMENTO DA EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE

A substituição de processos de trabalho manuais por fluxos automatizados garante maior eficiência e controle da produtividade empresarial. Ao investir em tecnologia, você evita a falta de comunicação entre os setores, as falhas e limitações de atividades de produção, e otimiza o gerenciamento de informações.

Ou seja, adotar a transformação digital pode ser a solução que a sua empresa precisa para alcançar o seu potencial máximo.

MAIOR COMPETITIVIDADE

Vivemos em uma era totalmente digital. Diante desse cenário, as empresas precisam estar por dentro das principais tendências, adaptando-se sempre que for necessário, de forma a se manterem competitivas no mercado.

Além da imagem da marca diante do seu público e da concorrência, a transformação digital ajuda a manter uma estrutura organizacional mais fluida e eficiente, facilitando os processos, gerando bons resultados e assumindo posições de destaque na indústria.

MELHOR ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

E por falar em competitividade, a conexão entre empresas e consumidores por meio de uma experiência realmente satisfatória está entre os principais diferenciais das marcas de sucesso. Se antes a grandiosidade de um negócio poderia ser um fator decisivo na hora da compra, hoje os clientes querem se sentir representados e abraçados por aquilo que consomem.

E para que isso aconteça, a tecnologia surge como uma excelente facilitadora na criação dos relacionamentos. O comércio eletrônico e as redes sociais apontam um caminho para a interação com o público-alvo e a possibilidade de um modelo de negócios cada vez mais eficiente e personalizado.

OPORTUNIDADE PARA INOVAR  

Estar aberto ao uso de novas tecnologias permite que você inclua melhorias significativas nos processos de trabalho e ofertas de serviços e produtos da sua empresa. Afinal, a falta de soluções inovadoras pode ser um fator paralisante para um negócio.

Além disso, ao promover a inovação, você vai contribuir para o aumento da produtividade, melhoria na experiência dos clientes, competitividade de mercado, dentre outros benefícios já citados anteriormente.

REDUÇÃO DE CUSTOS  

Embora muitos gestores acreditem que a transformação digital gera um aumento de custos para as empresas, o que acontece é exatamente o contrário — a implantação de soluções tecnológicas é capaz de reduzir consideravelmente os gastos operacionais.

Com o uso das ferramentas e técnicas adequadas é possível, por exemplo, reduzir o custo com aluguel, compra ou manutenção de espaço físico, armazenamento de documentos, impressões, infraestrutura, viagens, entre outras coisas.

COMO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL IMPACTA A SOCIEDADE?

As transformações tecnológicas que estão em curso já moldam as principais relações e atividades na nossa sociedade, trazendo ganhos e dificuldades que podem ser percebidos no cotidiano e impactando todos os setores e segmentos empresariais e sociais existentes.

A verdade é que tudo está mais “rápido e fácil”. O volume de informações disponíveis é infinitamente maior do que alguns anos atrás e a tendência é que cresça ainda mais. Os serviços e produtos estão cada vez mais automatizados, oferecendo uma praticidade e comodidade que estão transformando os modelos de consumo.

E, diante desse cenário, é preciso ter em mente que essas transformações geram uma nova abordagem para os negócios em geral. Antes de tudo, as mudanças precisam ser entendidas e adaptadas a um processo de automação, adotando uma nova estrutura que vise potencializar as ações por meio de uma inovação contínua e progressiva.

Até o momento, os principais elementos impulsionadores da transformação digital são as tecnologias e ferramentas que buscam otimizar os processos e potencializar os atuais modelos de negócios. São eles:

DIGITALIZAÇÃO

A digitalização é o processo de transição das informações do formato analógico para o digital. Ou seja, é quando um dado ou documento é transformado em um bit ou código digital por meio de um equipamento ou programa específico.

Muitas empresas têm apostado nesse processo nos últimos anos, pois ele garante mais segurança, integridade e facilidade de gerenciamento das informações importantes, evitando fraudes, perdas ou até mesmo a desorganização.

ARMAZENAMENTO EM NUVEM

O armazenamento em nuvem é um modelo de computação que já vem sendo usado há alguns anos pelas empresas e até mesmo por usuários comuns para o armazenamento e acesso à dados de forma remota, por meio de um provedor de internet.

É possível armazenar documentos, imagens, vídeos, músicas, entre outras coisas. O serviço é oferecido sob demanda, em versões pagas e gratuitas, sendo uma excelente opção para quem quer economizar a memória dos dispositivos e acessar arquivos em qualquer lugar.

BIG DATA

Devido ao progressivo aumento de uso de tecnologias como a automação de dados, o volume de informações disponíveis na rede cresce aproximadamente 40% ao ano. Diante desse cenário, o Big Data surgiu como uma solução de banco de dados capaz de armazenar enormes quantidades de conteúdo.

Além disso, o Big Data é um excelente gerenciador de dados, permitindo que decisões estratégicas sejam pautadas por informações e análises realmente concretas sobre os clientes ou negócios, produzidas de forma quase automática pela ferramenta.

INTERNET DAS COISAS

Também conhecida como IoT, a internet das coisas é responsável por fazer a conexão de diversas interfaces ligadas a internet, trocando dados entre elas. Muito além dos smartphones, essa ferramenta coleta e analisa informações de sistemas automatizados em tempo real, oferecendo as melhores soluções para o seu negócio.

INTELIÊNCIA ARTIFICIAL

Já imaginou uma máquina capaz de executar sozinha tarefas geralmente atribuídas a humanos? Ou uma assistente virtual com capacidade de auto desenvolvimento? Pois essa é uma realidade que está mais próxima do que você pode imaginar, graças à inteligência artificial.

No campo empresarial, esse conceito é muito aplicado para soluções de marketing digital, coleta de dados e criações de soluções criativas e personalizadas para a comunicação com os clientes. Os chat bots, robôs que conversam com as pessoas via chat, são um bom exemplo disso.

CONCLUSÃO

Como você pôde perceber, a transformação digital já é uma realidade ao redor do mundo. E, mais do que uma adoção de novas tecnologias ou automatização de sistemas, ela veio para desenvolver uma mudança expressiva nos modelos de negócio, conceitos de marca e relacionamentos estabelecidos entre empresas e consumidores.

E isso é apenas o começo! a tendência é que as mudanças sejam cada vez mais frequentes causando impactos cada vez maiores no mercado e formatos de consumo. é bem provável que as maiores empresas existentes no mercado daqui a 20 anos ainda nem tenham sido criadas hoje. Por isso, é preciso estar atento!

Para que uma transformação digital ocorra em sua totalidade, gerando efeitos realmente positivos para um negócio, é essencial contar com uma liderança corajosa, capaz de agir de forma rápida e consciente em busca de aproveitar as novas oportunidades de crescimento, apesar dos riscos. Afinal, ninguém quer sofrer os efeitos de uma disruptura, não é mesmo?

E se você não quiser ficar para trás e perder os seus clientes para a concorrência, chegou a hora de desenvolver novas habilidades, repensar os seus processos e modelo de negócio! Contrate uma agência especializada e encontre as melhores soluções tecnológicas para os objetivos e necessidades do seu negócio.

Veja outros materiais...

Veja alguns cases da Via...

Agende uma conversa agora mesmo com um de nossos especialistas

Fale sobre seu negócio e sobre seus objetivos com relação ao marketing para que possamos montar um projeto eficaz para seus clientes e seu segmento. Se você quer ter uma boa receita com seu site, somente aqui é possível encontrar profissionais capacitados e que possuem domínio de todas as ferramentas necessárias.