Guia prático de Design para alavancar sua Estratégia Digital

Muito se tem falado em marketing digital como estratégia para ganhar espaço e chamar atenção do público na web. As possibilidades são inúmeras: mídias sociais, blogs, sites, e-mails marketing, e-books, produção de conteúdo, vídeos e por aí vai! Porém, nada disso seria viável sem o apoio de um bom design.

Introdução

Muito se tem falado em marketing digital como estratégia para ganhar espaço e chamar atenção do público na web. As possibilidades são inúmeras: mídias sociais, blogs, sites, e-mails marketing, e-books, produção de conteúdo, vídeos e por aí vai! Porém, nada disso seria viável sem o apoio de um bom design.

O problema é que ainda existe bastante resistência por parte de algumas empresas em fazer o devido investimento no design das suas plataformas, já que esse é o ponto chave, o início de toda a estratégia digital e deve ser levado a sério. É necessário mais profissionalismo para se destacar em um mercado em constante evolução.

A maioria dos usuários da internet não dispõe de conhecimento técnico a respeito do assunto, mas certamente percebe o impacto da funcionalidade nos seus canais de relacionamento na web. A interatividade instantânea e a resposta rápida às suas buscas sempre farão toda a diferença na hora de eleger seus sites preferidos.

Nesse sentido, o design desempenha o papel mais importante. Por meio dele, sua marca poderá ser prontamente reconhecida, começando com uma identidade visual bem estruturada e alinhada ao conceito da sua marca. Dessa forma, será possível integrar seus materiais e canais e criar uma unidade facilmente identificável e única no seu segmento.

Neste e-book você poderá conhecer mais sobre design digital, seus processos, sua influência na experiência do usuário e a importância de uma estratégia para se posicionar melhor no ambiente digital. Além disso, indicamos algumas ferramentas de design para dar suporte e garantir uma ótima qualidade no resultado do seu trabalho gráfico.

Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro de tudo!

O que é design digital?

O termo design é associado literalmente com o significado de projeto e tem a finalidade de resolver problemas para melhorar a vida das pessoas. Por isso, é um instrumento de aperfeiçoamento da funcionalidade, ergonomia, conforto, segurança e estética de produtos e serviços.

Dessa forma, constitui um meio de agregar valor às coisas que consumimos, sejam elas físicas ou virtuais. Com isso, é possível se diferenciar entre os concorrentes e se projetar no mercado, especialmente no ambiente digital, pela sua rapidez e amplitude. Para tanto, o termo empregado é o Design Digital.

Contudo, esse ramo do design é facilmente confundido com web design, mas ele não se resume a essa modalidade. Sua abrangência envolve técnicas para desenvolvimento de interfaces interativas, eficazes e atrativas com o simples intuito de facilitar a usabilidade e interatividade das plataformas digitais.

COMO O DESIGN PODE SER INTERATIVO?

Vale citar como exemplo de design interativo o monumental trabalho desenvolvido por Steve Jobs na Apple, da qual foi co-fundador. Seu envolvimento pessoal e obsessivo revolucionou a forma como a tecnologia passou a ser moldada ao dia a dia das pessoas.

Sua visão peculiar transformou o computador pessoal numa extensão do usuário, além do design inovador e a influência direta e prática na usabilidade. Jobs nos presenteou com o Ipod e o Ipad, que desencadearam toda a indústria de desenvolvimento de aplicativos.

Com sua criatividade sem limites, mudou definitivamente a forma como as pessoas lidam com a tecnologia. Tudo isso é resultado de um design profissional, competente e altamente engajado.

Olhando por esse ângulo, fica fácil entender que o design possui uma função prática e útil. É o caminho para atender as expectativas do usuário, criando uma ideia positiva da marca, oque influencia muito a decisão de compra.

Nesse sentido, é fundamental confiar seus projetos de design nas mãos de um profissional qualificado e experiente, que realmente saiba conduzir todo o trabalho. Só uma boa estratégia de design pode impulsionar uma marca e garantir ótimos resultados nas vendas.

Qual a importância do design em uma estratégia digital?

O papel do design na estratégia digital é fundamental, ressaltando que isso envolve a interatividade em muitos aspectos, desde o cuidado ao elaborar o logotipo da empresa até a preocupação com a experiência do usuário.

Durante muito tempo, a identidade visual foi relegada a segundo plano, por ser considerada supérflua — apenas um elemento estético. Hoje, sabemos que esse aspecto nos projetos possui uma importância vital.

A estética não se resume à beleza pura e simples, e sim, a questões funcionais e emocionais relevantes para o sucesso de um empreendimento digital.

Trata-se de um elemento conector nos projetos de design. Atua como um diálogo entre as interfaces e o público-alvo ,gerando identificação e reconhecimento da marca, serviço ou produto oferecidos.

Além desse caráter visual, existe o ponto de vista técnico da estética, que torna peças gráficas e plataformas digitais muito mais agradáveis à leitura, proporcionando uma interação clara, intuitiva e ágil.

COMO O DESIGN INFLUENCIA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SITE ?

A prática do UX Design tem como foco a experiência do usuário. Propõe-se entender afundo as necessidades do público a fim de criar soluções de usabilidade realmente úteis no ambiente digital.

Aplicativos de celulares, interfaces de sites, blogs, anúncios, redes sociais, e toda as formas de interação possíveis de se imaginar na internet devem ser projetadas de modo a oferecer uma experiência incrível ao usuário.

Os clientes precisam sentir-se felizes e encantados ao acessar seus canais na web. Por isso, colocar-se no lugar do usuário é o primeiro passo para entender o que o seu público espera encontrar no seu site.

O ideal é pesquisar e descobrir detalhadamente os anseios das pessoas, seus gostos, costumes, rotinas, cultura etc. Você pode se surpreender com as sugestões das pessoas.

Feito isso, implemente as estratégias que vão atender a essas necessidades de forma diferenciada. Levar em consideração a experiência que o seu público poderá ter a o acessar seus canais torna essa missão mais realista e fácil de elaborar.

Além disso, sua plataforma precisa proporcionar ao seu cliente:

  • acesso rápido às informações buscadas;
  • navegação clara; layout clean;
  • informações organizadas, de fácil visualização;
  • elementos de segurança;
  • conteúdo relevante;
  • responsividade.

O termo responsividade está em alta e não é para menos. Esse é um dos principais elementos usados para garantir uma navegação altamente eficaz. Mas, do que se trata isso?

O design responsivo tem a função de ajustar os conteúdos das plataformas aos seus diversos formatos e dimensões de telas, como laptops, desktops (computadores de mesa), tablets e smartphones. É essa característica que otimiza o carregamento das páginas e evita a necessidade de fazer ajustes de zoom nas telas menores para visualizar o conteúdo.

Esses são os benefícios da aplicação do UX Design nas plataformas digitais, que incentivam a permanência do usuário em seu site. É dessa maneira que a sua marca se fortalecerá, conquistando um posicionamento relevante no mercado e impulsionando suas vendas.

QUAL O IMPACTO DO DESIGN NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS?

Uma pesquisa foi organizada pela ADP —Associação dos Designers de Produto, MDIC —Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através do PBD — Programa Brasileiro de Design e realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

O objetivo da pesquisa foi demonstrar o quanto uma estratégia de design causa impacto na competitividade das empresas. O estudo abrangeu 10 setores industriais que atuam com design de produto e baseou-se em um levantamento feito na Inglaterra pelo Design Council.

  • 89% das empresas revelaram que utilizam design de produto;
  • 83% das empresas que investem em design apresentam crescimento;
  • 88% das empresas que apostam em inovação constantemente, crescem;
  • 61% das empresas que contratam designes apresentam crescimento;
  • 80% das empresas que adotam design como estratégia crescem juntamente ou mais no mercado que integram;
  • 95% obtiveram aumento de participação entre as empresas que consideram design como estratégia!

Quando o design é introduzido de forma básica, as empresas declaram um aumento de 75% de participação no mercado;

Investir em design estratégico, portanto, é indispensável no mundo atual. É o caminho mais rápido e eficaz para alcançar bons resultados nas vendas.

COMO A NEUROCIÊNCIA PODE AJUDAR NO DESIGN PARA WEB?

Acredite, existe uma ciência por trás da web! É a Neurociência, responsável pelo estudo do cérebro humano. Seu domínio de pesquisa revela que o cérebro funciona e reage a variados estímulos em diferentes ambientes.

Partindo dessa premissa, no segmento de marketing e UX design, surgiram o neuromarketing e o neurodesign.

Os estudiosos desse ramo passaram a explorar os fundamentos da neurociência para aplicar na área de web design, transformando o que era considerado arte em ciência.

Com essa abordagem, foi possível verificar as reações dos usuários da internet quando vivenciavam suas experiências navegando nas diferentes plataformas online. Assim, ficou mais fácil identificar as boas experiências e implementar recursos mais eficientes, entregando melhor a mensagem.

Apoiados nessa investigação, ficou claro que nossos olhos são atraídos por determinados elementos como contrastes, cores, imagens, possibilitando o mapeamento do comportamento das pessoas na internet.

Ficou constatado que, em um primeiro momento, a maioria das decisões são tomadas de forma intuitiva e orientada pela visão, gerando uma resposta imediata e emocional. Só depois essas decisões são racionalizadas, apresentando um retorno mais lento.

Essa maneira de tomar decisões norteia tudo na vida das pessoas, desde a escolha de parceiros até de marcas e produtos. Por isso, em primeiro lugar, os projetos de design devem conectar-se diretamente com a parte intuitiva das pessoas. Tocar o lado emocional é fundamental para criar o vínculo necessário entre seu produto e potencial cliente, conquistando sua fidelidade.

Se fizermos uma comparação entre os sites de hoje com os sites de alguns anos atrás, veremos uma diferença significativa em termos de experiência de navegação em todos os aspectos.

A evolução tecnológica, as tendências de design, as intervenções do Google e outros fatores como a própria neurociência, praticamente obrigam as empresas a se atualizarem constantemente. A menos que se queira ficar obsoleto, não há como escapar disso.

Basta lembrar dos primeiros sites, com seus excessos de informações, poluição visual e desorganização generalizada. Hoje, a aplicação dos conhecimentos de UX Design — com base na neurociência — contribuem para uma experiência do usuário com alto nível de satisfação.

A ciência por trás da internet tende a fazer cada vez mais descobertas surpreendentes e inovadoras, tornando nosso dia a dia mais leve e produtivo.

Quais são as ferramentas mais usadas para design?

Abordagem científica é importante e adiciona diferencial em qualquer estratégia, e não poderia ser de outra forma quando aplicada aos processos usados para projetar interfaces amigáveis na internet.

No entanto, nada disso seria palpável sem o auxílio dos softwares criados especialmente para tirar do papel os projetos inovadores dos nossos designers. Pensando nisso, relacionamos alguns dos programas mais usados para cumprir essa tarefa juntamente às suas principais aplicações.

EDIÇÃO DE IMAGENS

Os softwares da Adobe são considerados por muitos adeptos como os mais versáteis para projetos gráficos. Os mais usados para edição de imagens são o popular Photoshop e o Lightroom, que foram desenvolvidos para facilitar ajustes por fotógrafos e designers .

São programas intuitivos, porém, complexos e interagem com outros softwares da Adobe como, o After Effect se o Premiere — editores de vídeo — simplificando o trabalho do designer quando é necessário fazer um projeto funcionar em diferentes plataformas.

DIAGRAMAÇÃO

O InDesign — da Adobe — é o software mais usado para diagramação de livros, revistas, jornais e outros formatos para impressão. Além disso, é perfeito para diagramar e-books. Funciona de forma integrada com os outros programas do pacote e cria apresentações interativas em PDF, com vídeos e imagens.

DESENVOLVIMENTO DELAYOUT PARA WEB

Desenvolvedores de plataformas para web podem usar o Dreamweaver para criar seus projetos de sites. Essa ferramenta é padrão, no entanto, o Fireworks proporciona a perfeita edição do formato PNG, que é universal para uso na web. Portanto, o layout de sites pode ser desenvolvido no Fireworks.

EDIÇÃO DE VÍDEOS

O After Effects é usado para criação de movimentos de figuras. São animações que podem ser feitas no próprio software ou importadas de outros arquivos do Pacote Adobe.

Quando se trata de live action — termo empregado no cinema e televisão referente às atuações realizadas por pessoas — o programa ideal é o Premiere, que permite edições, cortes, adição de áudio, trilhas sonoras, bem como a sincronização de animações e títulos.

VETORIZAÇÃO

Esse recurso pode ser usado com o auxílio de mais um competente software da Adobe — o Illustrator.

Com ele, é possível criar formas, manipulando os pontos e preenchimentos com cores de maneira simples e ágil. Com essa ferramenta, você pode criar desenhos e ilustrações que poderão compor seus layouts, representando as ideias em substituição à fotografia.

HOTJAR

Apesar de paga, essa é uma ferramenta fantástica para analisar o comportamento dos usuários dentro do seu site. O Hotjar armazena registros dos usuários, permitindo otimizar as chances de interação e removendo possíveis barreiras para transformar o usuário em lead. Entre suas funções, destacam-se:

  • mapas de calor: ajudam a identificar o que o visitante procura no site de acordo com a frequência de cliques em determinadas páginas de maior interesse;
  • registro individual de visitas: mapeia o comportamento do usuário com o objetivo de detectar problemas relativos à usabilidade do site;
  • funil de conversão: registra toda a trajetória do visitante até que ele se converta em um lead;
  • form analytics: analisa o comportamento do usuário durante o preenchimento de um formulário. Serve para melhorar a performance dos formulários.

GOOGLE ANALYTICS

Bastante conhecida no mercado, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite o monitoramento de todo o tráfego do seu site. Ela capta dados estatísticos diversos, como:

  • número de visitas no site;
  • a origem das visitas (redes sociais, e-mails, etc);
  • a região de origem da visita;
  • as páginas mais acessadas.

Da mesma forma que o Hotjar, o Google Analytics fornece mecanismos para possibilitar o rastreamento do comportamento dos usuários, permitindo que você aperfeiçoe cada vez mais suas plataformas online.

Conclusão

Conforme mostramos neste e-book, existe um conjunto de fatores que norteiam todo o trabalho para alavancar qualquer estratégia digital. Você viu que existe um aparato técnico para construção de plataformas online, baseado em princípios científicos, que demonstram como apercepção humana funciona e é afetada pelos elementos dispostos em um layout .

Essas são questões relevantes que não costumavam ser levadas em conta quando começamos a usar a internet, lá no início. Hoje, porém, elas são fundamentais para garantir uma boa experiência de navegação na web.

O marketing de conteúdo é indispensável para atrair e fidelizar clientes. No entanto, suas estratégias devem estar amparadas por um projeto de design bem estruturado, além de contar com o auxílio de softwares específicos para cada peça gráfica desenvolvida.

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