Growth Hacking: como usá-lo para fazer sua empresa crescer?

Atalhos para aumentar seu crescimento

Introdução

O crescimento faz parte dos interesses de qualquer empresa. Com uma estratégia adequada, é possível aumentar o volume de vendas, a base de clientes e os resultados obtidos. Assim, fica mais fácil atingir novos patamares desejados para o empreendimento.

Até pouco tempo atrás, esse era um processo lento, cheio de riscos e considerado limitado a uma pequena fatia das empresas. Agora, novas técnicas surgem e podem acelerar o desenvolvimento, de forma escalável e segura. Nesse quesito, o growth hacking se destaca.

Não se engane: não existe uma fórmula mágica para crescer sem esforço. porém, ao adotar os princípios dessa abordagem, o seu negócio tem a chance de alcançar um novo desempenho. Quer saber como fazer? a seguir, conheça o growth hacking e aprenda como usá-la a seu favor!

O que é growth hacking?

Em inglês, “growth” significa crescimento e “hack” é uma espécie de macete, dica ou truque para facilitar uma etapa. Então, o growth hacking está ligado ao levantamento de oportunidades para acelerar o desenvolvimento.

O processo inclui uma mudança de mentalidade, a qual permite apertar “gatilhos” que levam ao aumento consistente de resultados do negócio. Para que isso seja possível, é preciso fazer testes e experimentações. ou seja, cada empresa tem que descobrir quais são os seus “hacks” de crescimento, a partir de uma série de diversos experimentos. Por causa da facilidade de acompanhamento, é muito usado em associação ao marketing digital.

COMO SURGIU O CONCEITO?

Sean Ellis é um profissional conhecido por prestar consultorias a muitos estabelecimentos— principalmente, startups. seus cargos de destaque nos últimos anos incluem as vagas no LogMeIn e no Dropbox.

Ao longo dos anos, prestou serviços de consultoria para empresas e ficou famoso pelo grande potencial de crescimento que era capaz de imprimir. Ao mesmo tempo, notou que, sem o seu apoio, muitos empreendimentos deixavam de crescer ou voltavam a um patamar mais lento. Depois de analisar as características comuns a vários negócios que se desenvolveram rapidamente e diante da necessidade de criar uma metodologia, ele cunhou o termo growth hacking, em 2010.

De forma simples, o “pai” da expressão afirma que essa é uma estratégia de “marketing orientado para experimentos”. então, é essencial fazer testes, mensurar resultados e ver o que é eficiente para expandir.

COMO ELE FUNCIONA?

para entender melhor o funcionamento dessa estratégia, basta olhar para um dos cases de sucesso do próprio Ellis. Ao assumir o comando de crescimento do Dropbox, o consultor estabeleceu uma medida básica: os usuários que indicassem o serviço para outros, ganhavam espaço de armazenamento.

A mecânica era descomplicada e bastava enviar um e-mail ou compartilhar nas redes sociais. Quando o link era usado para ativar novas contas, gigabytes eram adicionados no disco virtual oferecido pelo Dropbox. A princípio, isso poderia significar a distribuição gratuita de algo pelo qual a empresa desejaria cobrar.

Porém, quanto mais espaço as pessoas tinham, mais gostariam de obter. com a limitação de ganhos por indicações, muitos usuários passaram a contratar planos pagos. Com uma base cada vez maior, o empreendimento conseguiu escalar o seu alcance com um investimento certeiro.

Então, o growth hacking se baseia em encontrar esses elementos que fazem o negócio se desenvolver, mas sem que deixe de ser viável. O funcionamento, normalmente, vem na forma de um crescimento sustentável e que acontece em uma velocidade acima da média.

EM QUAIS EMPRESAS PODE SER APLICADO?

Por causa do ambiente dinâmico e propício a mudanças e experimentações, as startups são ótimas escolhas para colocar essa abordagem em prática. Os negócios de tecnologia também são bem propícios, já que é mais fácil divulgar e distribuir os serviços.

No entanto, não há restrições quanto ao uso da ferramenta. Empresas de qualquer tamanho e setor podem adotar esse processo. A questão é que devem fazer experimentos e consolidar conhecimento empírico — ou seja, aprendido na prática e pelos testes —para obter os resultados esperados.

Qual a importância de utilizar o growth hacking?

Apesar de essa metodologia ser recente, ela é cada vez mais relevante nos negócios. Além de gerar a tão sonhada diferenciação, é uma maneira de mudar o posicionamento do empreendimento. Quando aplicado do jeito correto, portanto, o growth hacking ajuda a alterar os rumos do negócio. Quer entender qual é a importância dessa abordagem? Confira a seguir!

CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Parece até uma promessa impossível, mas a adoção da prática leva o negócio a conquistar um desempenho exponencial. Ou seja, ele ocorre de forma constante, até que “explode” e se mantém subindo.

Para tanto, não é preciso obter um milagre e nem soluções mágicas. O que acontece é um somatório de ações com crescimentos menores e que formam um efeito reforçado.

Como é possível executar diversos experimentos, há muitas variáveis trabalhadas e que geram essa performance desejada.

OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS

Se o growth hacking é responsável por garantir o crescimento, é natural que ele ofereça um nível diferenciado de desempenho para a empresa. Basicamente, ele ajuda a gerar maior divulgação do produto, serviço e/ou marca, bem como captação de clientes ampliada. Há um aumento na conversão de vendas e até de reconhecimento.

Os resultados não têm a ver apenas com as finanças. Eles se relacionam a questões como exposição e alcance de marca, posicionamento no mercado e até aumento de competitividade. Todos esses são fatores primordiais ao sucesso, permitindo que uma empresa se destaque.

MAIOR RETENÇÃO DE CLIENTES

Quando os experimentos são feitos, um dos principais objetivos é entender o que mexe com o público-alvo. O interesse é descobrir o que faz com que os usuários tomem decisões mais rapidamente ou com maior intensidade. por causa disso, todos os dados coletados ajudam a conhecer melhor o cliente. fica simples descobrir do que as pessoas gostam, o que procuram e o que refutam.

Com as informações utilizadas de maneira adequada, novas oportunidades são prospectadas e convertidas, e quem já está na base de clientes também sente efeitos positivos. Então, existe um processo intensificado de fidelização de consumidores. Além de isso aumentar a satisfação com o negócio, é um meio de otimizar a previsibilidade sobre as receitas.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Fazer um estabelecimento ter a tração necessária para crescer da forma “tradicional” nem sempre é fácil. É preciso investir bastante tempo, dinheiro e conhecimento. Para completar, a manutenção desses resultados também exige a alocação dos recursos.

Por outro lado, o growth hacking favorece várias etapas em uma só tacada. Há melhor conhecimento do público, otimização das estratégias de marketing, retenção de clientes e diminuição do custo de aquisição. Também há entendimento claro sobre como direcionar os recursos, além sair à frente dos concorrentes. Tudo isso gera muita economia e, com a redução de custos, há uma margem maior para realizar investimentos diferenciados.

FACILITAÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO

Para completar, o growth hacking é uma etapa ligada ao aprendizado. Mesmo quando uma experimentação não surte os efeitos desejados, ela traz um aspecto essencial: conhecimento. Entender o que funciona e o que não, afinal, é determinante para saber qual caminho seguir.

Além de permitir a otimização de vários processos, é um elemento que ajuda a tornar a tomada de decisão eficiente. Diante de dados e referências específicas da empresa, é mais fácil saber como agir em cada oportunidade. Assim, há máximo aproveitamento de recursos e de alternativas.

Como usar o growth hacking para alavancar o negócio?

Para muitos, o growth hacking parece ser uma estratégia mirabolante e pouco acessível. Na verdade, entretanto, é uma abordagem comum a aplicação bem estruturada.

Ao seguir os passos necessários para a sua implementação, é possível obter a alavancagem do empreendimento. Na sequência, descubra como usar essa ferramenta a favor do desenvolvimento da sua empresa.

ENTENDA O FUNIL DE VENDAS

Para colocar essa possibilidade em prática, é essencial saber por onde começar. O melhor jeito de reconhecer as necessidades é ao avaliar o funil de vendas. Faça um mapeamento da jornada e compreenda quais são as etapas encaradas pelo público de interesse. É comum que haja momentos de captação e descoberta, de consideração e de decisão.

Porém, você pode ir além e verificar, por exemplo, qual é a primeira experiência positiva com a marca e a partir de qual momento um indivíduo passa a gerar receita. Entenda todos esses pontos e defina quais devem ser otimizados. No começo, é interessante trabalhar um aspecto de cada vez, de acordo com a prioridade. porém, com a consolidação da ferramenta, é possível realizar otimizações simultâneas em vários aspectos.

ELABORE E SELECIONE IDEIAS

Em seguida, é hora de partir para uma intensa geração de ideias. Todas têm que estar ligadas ao problema que se pretende sanar, então sugestões relacionadas são bem-vindas.

É o momento de definir, por exemplo, quais erros devem ser verificados no processo. Se existe uma dificuldade em fazer com que um cliente de um software passe do teste gratuito para o plano pago, pode haver uma falha na percepção de valor. Ao mudar esse aspecto, o impacto melhora.

Também é interessante observar resultados anteriores, como os que indicam picos de vendas ou quedas no desempenho.

Dependendo da indústria, é possível procurar hacks já conhecidos e cases de sucesso. Assim, dá para ter uma boa noção do que pode ser feito.

Nessa etapa, não deixe de fazer um brainstorming com os principais responsáveis, como as equipes de marketing e vendas. É o momento de anotar todas as sugestões, para só depois refiná-las.

Após gerar essas possibilidades, avalie o que é possível, viável ou que merece destaque. O ideal é dar preferência para aquelas com custo baixo e de fácil implementação. Também é interessante que tenham altas chances de sucesso (como uma mudança no seo on page) e grande impacto no desempenho.

REALIZE EXPERIMENTOS

Depois de obter as ideias que serão trabalhadas, é hora de pensar nos experimentos. para que tudo saia conforme o esperado, comece pela modelagem com o levantamento de hipóteses. Estabeleça uma afirmação que será negada ou comprovada a partir de uma mudança controlada.

Em seguida, defina como o teste será executado e as ferramentas que serão utilizadas. entre as possibilidades, há as landing pages, os e-mails e até modificações no próprio site, entre outros pontos.

Em uma landing page, por exemplo, você pode definir a redução dos campos, a inclusão de um vídeo ou de uma oferta de teste grátis. Para os e-mails, vale refletir sobre aspectos como personalização, formato de mensagem e outros elementos. Lembre-se de que cada negócio tem suas próprias necessidades.

A dica é pensar em estratégias simples e que não exijam muitos esforços. Afinal, o interesse é poder fazer vários experimentos e mudar as condições rapidamente, o que não é viável se houver complexidade.

COLETE OS RESULTADOS

Um dos aspectos positivos do growth hacking é que é possível recorrer a vários experimentos de uma só vez. Então, dependendo dos pontos trabalhados, há uma geração intensa de resultados. Como a estatística é uma das melhores formas de validar a hipótese, as informações têm que ser coletadas e analisadas com cuidado.

Veja se os efeitos esperados estão sendo alcançados com as alterações, se eles estão abaixo do desejado ou se não ocorreram modificações positivas. Além disso, verifique se outros indicadores foram impactados pelas mudanças realizadas. Às vezes, a variação na landing page não afeta tanto a conversão, mas diminui muito a taxa de rejeição. Então, existe um ganho associado à nova configuração, de qualquer forma.

Independentemente se o resultado for positivo ou negativo, faça um registro. Indique o que foi feito, as premissas e o que foi alcançado. com o tempo, isso gera uma verdadeira base de dados para conhecer afundo o negócio e o público-alvo.

Além de tudo, é essencial usar as informações para basear a tomada de decisão. se uma mudança simples demonstra que efeitos melhores podem ser obtidos com mais recursos, é o momento de pensar no investimento. Uma modificação no site, por exemplo, talvez indique a necessidade de atualizar o layout completo. Com os indicadores, é possível para tomar a decisão adequada e, então, aproveitar os resultados do crescimento.

Conclusão

O growth hacking é uma tendência recente, mas que veio para ficar. Com essa estratégia, é possível fazer com que o seu negócio cresça de forma intensa e constante. A conquista de melhores impactos, então, leva à diferenciação, à retenção de clientes e até à redução de custos. Para colocar isso em prática, é importante planejar, analisar as necessidades e criar experimentos relevantes. Ao investigar oque faz sentido para o público de interesse, seu negócio terá a chance de conquistar resultados cada vez melhores.

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