10 dicas incriveis para melhorar a experiencia do usuario

Criar uma boa impressão nos visitantes do site do seu empreendimento é fundamental para o sucesso. Se a sua empresa não aproveitar a oportunidade que um visitante traz, é provável que o concorrente aproveite. Inclusive, 8 em cada 10 pessoas afirmam que deixarão um site e seguirão para outro endereço se não encontrarem o que desejam.

Introdução

Criar uma boa impressão nos visitantes do site do seu empreendimento é fundamental para o sucesso. Se a sua empresa não aproveitar a oportunidade que um visitante traz, é provável que o concorrente aproveite. Inclusive, 8 em cada 10 pessoas afirmam que deixarão um site e seguirão para outro endereço se não encontrarem o que desejam.

Para gerar negócios, obter o crescimento e se fortalecer no ambiente digital, portanto, é indispensável pensar na experiência do usuário. Torná-la melhor é conquistar os visitantes por mais tempo e com maior intensidade. Eventualmente, é algo que contribui até para o ranqueamento e para o desempenho de toda a estratégia. Para saber como obter esses resultados, confira 10 dicas incríveis e aprenda a levar a navegação em seu site a um novo patamar!

Pense como o usuário

Ainda que esteja do outro lado, criando a experiência para as pessoas que entrarão em contato com a marca, você também é um usuário da internet. Assim como seus clientes, você se depara com sites onde pretende fazer compras, tendo facilidades e desafios nesse caminho.

Pontuar isso é relevante porque a otimização da experiência só vai funcionar, de verdade, ao se colocar no lugar de quem navega. É fundamental, nesse momento inicial, enxergar pelos olhos dos visitantes.

Isso significa entender, por exemplo, a importância do design. Mais de 90% da primeira impressão que uma pessoa tem sobre um site tem a ver com o design. Além disso, 75% das pessoas baseiam a credibilidade da empresa no visual do site.

Para completar, os usuários têm ideias muito específicas sobre o que querem. Na página inicial, 86% dos visitantes esperam visualizar informações sobre os produtos ou serviços, enquanto 64% desejam ver os dados de contato.52% dos visitantes querem encontrar uma área de “Quem somos”.

Entender tudo isso é crucial para oferecer o que o cliente quer. Pense como ele, viva a experiência dele e, a partir daí, dê os primeiros passos na mudança quanto à navegação e ao uso.

Crie uma navegação intuitiva

Uma vez que as pessoas chegam ao site da sua empresa, metade dos visitantes usarão o menu de navegação para se orientar. Não tendo esse elemento posicionado da maneira correta, é provável que você perca 50% do potencial de visitas. Assim, é necessário criar um menu completo e fácil de navegar entre as partes do site

Porém, isso não é o suficiente. É fundamental pensar em outros aspectos da navegação intuitiva. Padronizar elementos, por exemplo, permitirá que as pessoas se achem facilmente.

Da mesma forma, criar boas conexões entre as páginas e estabelecer pontos de retorno — como permitir que clicar na logo retorne para a página inicial — são fundamentais.

Seja sempre específico e garanta que o usuário saiba onde ele está e aonde ele pode ir. Faça com que todas as páginas tenham títulos adequados, de modo que o visitante reconheça claramente a sua localização.

Aproveite e hierarquize elementos: os mais importantes aparecem no topo, enquanto os menos relevantes, no rodapé. Essa organização ajuda o indivíduo a não perder muito tempo até encontrar o que precisa.

Por fim, não se esqueça de criar botões para ação nos links mais importantes. Isso irá favorecer consideravelmente a experiência do cliente!

Monte uma busca funcional

Cerca de 60% dos usuários utilizam o mecanismo interno de busca de um site. Apesar do menu bem estruturado ser necessário, essa ferramenta ainda é relevante. Por causa disso, ela precisa ser planejada corretamente se a ideia é melhorar a experiência de quem navega.

É necessário, por exemplo, que a busca apresente termos relacionados, já que isso aumenta a possibilidade de o visitante ficar mais tempo no endereço. Para os que buscam algo muito específico, a busca avançada é indispensável.

Em um e-commerce, essa questão é especialmente relevante. Os itens precisam ser mostrados em ordem de relevância ou as chances de o consumidor procurar em outro local são imensas.

Além de tudo, é fundamental oferecer filtros variados, como de preço, cor, marca ou segmento. Com isso, a pessoa poderá encontrar facilmente o que deseja e conhecer outros itens.

Também não vale se esquecer das páginas de erro — as famosas 404. Elas podem ter um toque criativo e, principalmente, devem reorientar o usuário.

Ter a caixa de busca logo abaixo da mensagem de que nada foi encontrado, por exemplo, permite a continuidade da navegação. O mesmo acontece ao oferecer a possibilidade de retornar para a página inicial.

Não se esqueça do mobile

Com o celular presente em 80% das casas brasileiras, ele se transformou no aparelho preferencial do brasileiro para acessar a internet.

Muita gente, inclusive, já não usa outra forma que não seja via mobile.

Diante da tendência de crescimento de dispositivos móveis conectados, a sua otimização de experiência não deve desconsiderar o mobile — ou isso pode custar caro.

Globalmente, 96% dos usuários já se depararam com um site que não era adaptado para o mobile. Ao mesmo tempo, as chances de abandono aumentam em 500% quando o site não é otimizado para a navegação móvel.

Considerando que 80% dos compradores online não retornarão se tiverem uma experiência ruim, a falta de design responsivo pode custar, definitivamente, muitos visitantes.

Para evitar quadros como esse, o ideal é ter um layout que se adapte aos vários tamanhos de tela. Pense em questões como enquadramento, tamanho das fontes, dimensão dos botões e facilidade de uso.

Faça testes em diferentes dispositivos e torne o endereço adequado para a maior parte dos utilizados. Isso permitirá que o seu usuário fique satisfeito com a navegação, independentemente de qual seja a sua origem.

Agilize o carregamento

Quando se fala na experiência do usuário, é sempre válido lembrar que o seu visitante está apenas alguns cliques ou toques de distância de dezenas de outras páginas. Em um cotidiano acelerado e com um excesso de estímulos, ele não tem tempo a perder — inclusive, com o carregamento da sua página.

Isso é tão verdadeiro que qualquer demora já faz a diferença. O tempo para atrair o visitante é de 5 segundos. A cada segundo extra de demora, há uma perda de 7% de conversão, de 11% de visualização de páginas e de 16% de satisfação .

Além de tudo, o Google utiliza a velocidade de carregamento como um fator de ranqueamento. Sites mais lentos, portanto, têm piores posições nos resultados de busca, considerando a equiparação de outros fatores Para reverter esse quadro, é fundamental permitir a compressão de elementos da página, utilizar poucos scripts e empregar imagens otimizadas para a web.

Melhorias adicionais, como mudanças no código CSS e redução dos redirecionamentos, também têm impacto para reduzir o tempo de carregamento da página.

Use o espaço em branco como aliado

Ao consumir conteúdo ou mesmo navegar em sites, o usuário pode ter uma dificuldade maior de compreender elementos, como os textos. Para ter uma ideia, é 108% mais difícil entender um conteúdo estando em um dispositivo móvel.

Para lidar com essa questão, é importante “arejar” o conteúdo. Ao criar alguns espaços onde a atenção não precisa ficar concentrada, a experiência do visitante sai muito favorecida.

Nesse sentido, o recomendado é utilizar o espaço em branco. Ele deve surgir entre os itens e as margens, bem como entre os parágrafos e linhas. Quando essas áreas brancas são usadas, a compreensão do que está na página pode aumentar em até 20%.

Além de tudo, utilizar esse recurso é uma forma de criar uma espécie de margem de segurança. Com isso, há maior responsividade no layout, pois a adaptação aos diversos tamanhos de tela fica favorecida.

Ao mesmo tempo, é importante tomar cuidado para não criar enormes vazios. A ideia é dar fluidez e favorecer a continuidade na navegação. Ao usar elementos muito grandes, a experiência fica quebrada e o efeito é o oposto da otimização.

Evite o contraste

O contraste é sempre um tema polêmico quando se fala em design, legibilidade e navegação do usuário.

Um site com fundo branco e cores um pouco claras não tem contraste e é difícil de ler, especialmente para quem já tem alguma dificuldade ou incapacidade.

Por outro lado, a mistura de cores vibrantes, que pode dar um resultado interessante, deve ser feita com muito cuidado para não causar um desconforto ou uma confusão visual.

Portanto, quando se fala em contraste ótimo, a ideia é usar fontes cujas cores se destaquem adequadamente no fundo. Usar um background preto com letra branca ou o inverso são situações que exemplificam bem a questão.

Fora isso, evite o choque de cores, especialmente na escrita. Em vez disso, fique com um tom forte, se for o caso, e use os outros de maneira neutra e facilmente adaptável.

Isso ajuda a evitar a poluição visual, aumenta o conforto do usuário e garante um bom desempenho. Porém, não deixe de ouvir o que os visitantes têm a dizer, já que os insights oferecidos por eles são poderosos para entender se uma cor funciona ou não.

Tenha conteúdos relevantes e de qualidade

O marketing de conteúdo é uma das mais importantes ferramentas do inbound marketing.

Ele ajuda os visitantes e potenciais clientes a se informarem sobre ou descobrirem um problema. A partir daí, conseguem ter mais dados sobre as soluções e, somente então, são preparados para a compra. Ele também está diretamente relacionado ao SEO. Por meio da produção adequada de conteúdo, é possível ranquear em determinadas palavras chave, ganhando alcance, exposição e maior volume de tráfego.

Para executar essa estratégia, é indispensável ter conteúdos relevantes e de alta qualidade. Isso desperta o interesse das pessoas e eventualmente, contribui para um relacionamento intenso.

Ao fazer isso, você consegue maior tráfego, já que as companhias com mais de 400 postagens publicadas recebem o dobro de visitas do que as com menos de 400, por exemplo. Também é uma forma de gerar novas oportunidades de negócio e, inclusive, os leads de inbound custam 60% menos do que os de outbound.

Considerando que, aproximadamente, 70% das empresas pesquisadas usam marketing de conteúdo, essa é uma abordagem fundamental para se manter competitivo e otimizar a experiência de quem navega.

Investigue os links quebrados

Os links quebrados são ruins por dois motivos para o seu site. O primeiro é que eles prejudicam a usabilidade, deixando o usuário confuso sobre para onde seguir.

Mesmo havendo uma página 404 bem estruturada, o ideal é que o visitante não atinja um endereço que não funciona adequadamente.

Além disso, há prejuízos para o SEO. Há uma perda de autoridade e pode ocorrer um aumento da taxa de rejeição. Como resultado, o ranqueamento é prejudicado e pode haver queda de posições.

Com o uso de ferramentas específicas, faça um mapeamento de links quebrados em seu site e conserte todas as opções. Tome cuidado para não mudar URLs que já estiverem ranqueadas, de modo a manter o trabalho de otimização.  

Com análises e testes periódicos, as chances de os visitantes terminarem em becos caem consideravelmente, melhorando a experiência.

Invista em redirecionamentos adequados

Pode acontecer de o site precisar mudar de endereço ou de uma determinada URL já não ser adequada para determinado propósito. Em geral, esse recurso é mais utilizado para garantir o redirecionamento devido ao uso ou à falta de “www.”, por exemplo. Também é muito útil para evitar conteúdos duplicados, como dois endereços que apontam para a mesma página.

Para que essa tarefa seja concluída, o comum é usar o recurso Redirect 301. Ele é entendido de um jeito adequado e específico pelos mecanismos de busca e, atualmente, não leva à perda de Page Rank.

Com o objetivo de facilitar a navegação do usuário, portanto, vale a pena empregar esse elemento. Contudo, não se esqueça de que ele deve ser feito corretamente.

Não engane os mecanismos de busca, como ao fazer redirecionamentos escusos com uma tática de Black Hat. Além disso, evite os redirecionamentos excessivos, pois isso aumenta o tempo de carregamento e prejudica a experiência.

Com uma atuação adequada, é o visitante quem sai favorecido, tendo uma visão muito positiva sobre o site e a marca.

Conclusão

A experiência do usuário no site da sua marca determina não apenas se ele vai comprar, mas quanto tempo ele gastará no endereço e se ele retornará. Além de isso influenciar na autoridade e no ranqueamento, tem a ver com o fortalecimento no mercado e com a conquista de oportunidades.

Ao executar essas práticas, indo desde os mais básicos cuidados com layout até opções avançadas, o seu site será explorado de um jeito fácil e muito interessante para o usuário. Como consequência, os resultados surgirão de modo a atender os seus objetivos!

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