6 dicas para garantir a construção de uma carteira de clientes de sucesso

Organize dados de seus consumidores para obter melhores resultados

INTRODUÇÃO

As relações entre as empresas e os seus consumidores têm mudado. Por isso, independentemente do porte ou segmento de atuação, é preciso conhecer profundamente o público atingido. Cada vez mais os têm exercido um papel de desta- clientes que no desenvolvimento e desempenho de uma marca, determinando suas vendas e a continuidade do seu serviço. Sendo assim, eles devem estar sempre no centro de sua atenção.

Nos últimos anos, as organizações precisaram repensar os seus métodos, processos de venda e canais de relacionamento com o público. Mais doque comprar, os consumidores estão em busca de experiências positivas com as marcas que se identificam e, para isso, é necessário criar um troca entre as partes, a qual garanta o encantamento e sucesso do cliente.

É preciso ter em mente que um cliente insatisfeito é capaz de agregar valores negativos às marcas de várias formas. Por isso é tão importante mantê-los por perto buscando sempre a satisfação deles.

Diante desse cenário, todos os gestores devem estar voltados para colocar os clientes como foco central do negócio, dedicando para atingir o sucesso de cada um. E para que isso funcione conforme o esperado é muito importante utilizar técnicas para se relacionar e comunicar com eles da melhor maneira, principalmente por meio da carteira de clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue coma gente e acompanhe todas as dicas e informações que separamos neste e-book completo desenvolvido especialmente para lhe ajudar na construção de uma carteira de clientes de sucesso!

O QUE É UMA CARTEIRA DE CLIENTES E POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

A maioria das empresas, principalmente as que contam com um grande número de clientes, se relacionam apenas com os clientes ativos e recorrentes, desperdiçando muitas oportunidades de negócio. É preciso ter em mente que o engajamento com o seu público deve ser constante, e a carteira de clientes é uma ótima forma de fazer isso.

Uma carteira de clientes é um método muito utilizado pelas empresas para organizar, gerir e desenvolver uma comunicação eficiente com os seus consumidores. Embora essa técnica seja mais comum em negócios B2B — realizado entre empresas, ele pode ser eficaz para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte ou mercado de atuação.

Esse método geralmente está associado a algum tipo de tecnologia, sendo o ERP e CRM os mais comuns. Basicamente, uma carteira de clientes reúne uma base de dados com algumas informações importantes sobre os compradores, como o produto ou serviço adquirido, faturamento total, potenciais vendas adicionais e ticket médio daquele cliente.

Com essas informações em mãos, você terá critérios objetivos para realizar a gestão de relacionamento com os seus clientes, avaliando oque precisa ser priorizado e segmentando os consumidores em grupos de acordo com o seu estágio no processo de compra e interesse na sua marca. Assim, você consegue criar um plano personalizado , que atenda às necessidades e satisfação de todos.

Além disso, com uma carteira bem gerida é possível descartar os clientes inativos e os que não trazem o retorno esperado, evitando o desperdício de tempo e dinheiro na nutrição desse relacionamento. O ideal é que se extraia o máximo de cada oportunidade, alcançando o sucesso de todo o seu público. Ao acumular contatos desnecessários, você só vai confundir e atrapalhar sua equipe de vendas.

E tenha sempre atenção! A existência de uma grande quantidade de clientes nessa carteira não é garantia de sucesso. Para alcançar bons resultados é necessário gerenciá-la e analisá-la de maneira adequada para que, assim, se consiga absorver o melhor dos consumidores. Somente com uma gestão ativa desse público é possível saber em que estágio cada um está e aproveitar seus interesses de forma individual.

QUAIS SÃO AS DICAS PARA CONDTRUIR UMA CARTEIRA DE CLIENTES?

Agora que você já sabe o que é uma carteira de clientes e a sua importância para o sucesso de uma empresa, deve estar se perguntando como essa construção acontece na prática, certo? Afinal, de nada adianta conhecer a teoria se você não souber a melhor forma de adaptá-la para a realidade do seu negócio, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Separamos as 6 principais dicas sobre o assunto que vão ajudar a montar um método de carteira de clientes ideal para as necessidades da sua empresa. Confira abaixo!

ENTENDA O PERFIL DO CLIENTE

Um dos passos mais importantes para montar uma carteira de clientes de sucesso é entender o perfil dos seus consumidores. Ou seja, você vai precisar identificar quem são essas pessoas e o que elas buscam ao se relacionarem com a sua empresa.

Pesquise sobre dados demográficos, interesses, preferências, necessidades, entre outras coisas. É preciso criar um perfil completo e detalhado que o oriente na hora de desenvolver e gerir a sua carteira. Dessa forma, será mais fácil criar um relacionamento saudável e lucrativo com cada um dos seus clientes.

ESTEJA VISÍVEL NOS AMBIENTES DIGITAIS

Tenha em mente que as redes sociais, seu e site blog são a porta de entrada do público para a sua marca, além de um importante canal de comunicação. Por isso, você deve estar visível nos ambientes digitais , fazendo sempre bom uso desses canais para a promoção do seu negócio.

Após entender o perfil dos seus clientes será mais fácil identificar quais são as plataformas mais indicadas para o seu negócio, de acordo com as preferências de uso dos seus potenciais consumidores. A partir disso, é preciso criar uma estratégia de divulgação, atração e engajamento do público com as suas redes.

INVISTA EM TÉCNICAS DE MARKETING DIGITAL

Investir em diferentes técnicas de marketing digital é uma eficiente estratégia para atrair o seu público alvo e montar uma carteira de clientes ainda mais completa e cheia de possibilidades.

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas para engajar os consumidores por meio de um material relevante e de qualidade, que transmita o conceito e posicionamento da sua marca no mercado. Além disso, esse tipo de estratégia também contribui para melhorar o seu posicionamento nas páginas de busca, aumentando a visibilidade do seu negócio na internet.

PARTICIPE DE EVENTOS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO

Os eventos e feiras especializadas oferecem a oportunidade perfeita para realizar networking, fomentar contatos, coletar dados de potenciais clientes e tornar uma marca mais conhecida em determinado mercado. Por isso, sempre que possível, invista nesse tipo de ação.

Além da visibilidade e possibilidades de negócios, esse tipo de evento aproxima as marcas dos seus clientes. Você pode criar soluções criativas e atividades interativas que engajem os participantes com a sua marca e os converta em clientes para a sua carteira.

CRIE PROGRAMAS DE INDICAÇÃO

Você já deve ter ouvido falar que o marketing boca a boca é a melhor forma de divulgação, não é mesmo? E que tal usar isso a favor da sua carteira de clientes? Estimule os seus consumidores a indicar outras pessoas que possam se interessar por seus produtos e serviços. Dessa forma você cria uma Rede de indicação que tem tudo para gerar resultados positivos.

Para engajar ainda mais os seus clientes atuais, crie programas de fidelização e recompensa pelas recomendações realizadas. Em relação às indicações, que estão a um passo de se tornarem potenciais clientes, esteja atento às suas necessidades e perfil. Dessa forma você consegue atingir as expectativas de maneira mais eficiente.

APOSTE EM VENDEDORES CAPACITADOS

Os vendedores são essenciais no processo de captação de clientes, por isso, uma boa dica é investir em profissionais capacitados e experientes no seu mercado de atuação. Dessa forma, eles terão noção sobre como montar uma carteira eficiente e sobre as melhores formas de abordagem para o seu público.

Uma prática muito comum entre as empresas é contratar vendedores que já tenham a sua própria carteira montada. Assim, ele pode oferecer uma interessante base de contatos. Outra boa dica é contar com uma equipe composta por profissionais capacitados a ministrar cursos e palestras, mostrando ao mercado e ao seu público a eficiência da sua empresa em entregar soluções.

QUAL A IMPOTÂNCIA DE GERENCIAR A CARTEIRA DE SEU CLIENTE E COMO FAZER?

Os clientes são um ativo fundamental em qualquer empresa. Sem eles as vendas não acontecem e, consequentemente, um negócio não se sustenta por muito tempo. Por isso o acompanhamento e gerenciamento de uma carteira de clientes é tão importante. É preciso focar todos os esforços em oferecer a melhor experiência para o seu público, mostrando valor nessa relação.

Uma carteira envolve relacionamento e avaliação sobre o custo de aquisição e manutenção dos clientes. Por isso, o primeiro e mais importante passo para um gerenciamento de sucesso é a segmentação de seu público em categorias de acordo com seus objetivos. O recomendado é que essa divisão comece separando os seus clientes entre ativos e inativos.

Os clientes ativos são aqueles que já compraram e podem comprar novamente.

Os inativos se diferenciam por não mostrar interesse em comprar novamente. Além dessas categorias, ainda existem os prospects, que são consumidores em potencial, e os ex-clientes, que desistiram da compra ou escolheram outra marca.

Essas informações vão ajudar a definir o perfil dos consumidores com mais facilidade e, assim, agir de forma mais adequada na comunicação realizada com cada um deles. Mas para que os resultados sejam satisfatórios é preciso que essa divisão faça sentido para a realidade do seu negócio.

Outro ponto importante do seu gerenciamento diz respeito à sua equipe de vendas. É preciso que os vendedores sejam formados como especialistas em cada segmento ou solução específica dos seus clientes. Assim, você manterá o seu time motivado e passará mais segurança para os clientes. Afinal, eles lidarão com pessoas preparadas para solucionar suas necessidades.

Tenha sempre em mente que a gestão da sua carteira deve se manter ativa. Você não pode esquecer contatos ou clientes antigos pois, dessa forma, eles têm grandes chances de se tornarem inativos e não voltarem a comprar com a sua empresa. Além disso, a desatualização da sua lista gera uma desorganização de informações, com poucas chances de se concretizarem em vendas.

E de nada adianta todo esse trabalho se você não medir os resultados alcançados, certo? Por isso, defina e monitore os seus indicadores de desempenho constantemente, identificando erros e acertos sempre em tempo hábil. Existem diversas métricas que podem ajudar nesse processo. Escolha a mais indicada para o seu negócio e mensure sua performance de forma rápida e eficiente.

CONCLUSÃO

Como você pôde perceber até aqui, construir e organizar uma carteira de clientes segmentada e eficiente é fundamental para o sucesso do seu negócio e otimização das vendas. E embora essa venda não seja uma tarefa simples, seguindo as nossas dicas é possível melhorar consideravelmente o processo de contato e relacionamento entre a sua marca e os consumidores.

Além disso, quando consideramos o processo de venda como um todo, com o uso de uma carteira de clientes bem estruturada, é possível analisar e absorver todos os tipos de informações disponíveis sobre cada perfil rapidamente. Ou seja, você passa a oferecer um atendimento agilizado e personalizado de acordo com a necessidade dos consumidores de forma individual.

É preciso estabelecer uma comunicação e um relacionamento adequado com consultores ou vendedores, que serão os principais representantes da sua marca diante do público. Dessa forma, a experiência de cada cliente será única, e ele manterá atrelado e encantado com seu negócio. Para que isso aconteça, é fundamental treinar e direcionar sua equipe de vendas.

E se você busca alcançar resultados ainda mais satisfatórios com esse método, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que pode oferecer todo o suporte necessário e ajudar a desenvolver estratégias e conceitos adequados para o seu negócio.

Além disso, a tecnologia é outra importante aliada nesse processo. Você não precisa usar planilhas ou e-mails para gerenciar a sua carteira de clientes. Existem diversas ferramentas desenvolvidas para fornecer suporte no controle de clientes e gestão de métricas da sua empresa, sendo uma excelente aposta para otimizar esse tipo de processo.

É ou não é uma estratégia de vendas muito eficiente?

E você, está esperando o que para construir uma carteira de clientes de sucesso? Siga todas as nossas dicas e alcance excelentes resultados para a sua empresa!

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