As relações entre as empresas e os seus consumidores têm mudado. Por isso, independentemente do porte ou segmento de atuação, é preciso conhecer profundamente o público atingido. Cada vez mais os têm exercido um papel de desta- clientes que no desenvolvimento e desempenho de uma marca, determinando suas vendas e a continuidade do seu serviço. Sendo assim, eles devem estar sempre no centro de sua atenção.
Nos últimos anos, as organizações precisaram repensar os seus métodos, processos de venda e canais de relacionamento com o público. Mais doque comprar, os consumidores estão em busca de experiências positivas com as marcas que se identificam e, para isso, é necessário criar um troca entre as partes, a qual garanta o encantamento e sucesso do cliente.
É preciso ter em mente que um cliente insatisfeito é capaz de agregar valores negativos às marcas de várias formas. Por isso é tão importante mantê-los por perto buscando sempre a satisfação deles.
Diante desse cenário, todos os gestores devem estar voltados para colocar os clientes como foco central do negócio, dedicando para atingir o sucesso de cada um. E para que isso funcione conforme o esperado é muito importante utilizar técnicas para se relacionar e comunicar com eles da melhor maneira, principalmente por meio da carteira de clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue coma gente e acompanhe todas as dicas e informações que separamos neste e-book completo desenvolvido especialmente para lhe ajudar na construção de uma carteira de clientes de sucesso!
A maioria das empresas, principalmente as que contam com um grande número de clientes, se relacionam apenas com os clientes ativos e recorrentes, desperdiçando muitas oportunidades de negócio. É preciso ter em mente que o engajamento com o seu público deve ser constante, e a carteira de clientes é uma ótima forma de fazer isso.
Uma carteira de clientes é um método muito utilizado pelas empresas para organizar, gerir e desenvolver uma comunicação eficiente com os seus consumidores. Embora essa técnica seja mais comum em negócios B2B — realizado entre empresas, ele pode ser eficaz para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte ou mercado de atuação.
Esse método geralmente está associado a algum tipo de tecnologia, sendo o ERP e CRM os mais comuns. Basicamente, uma carteira de clientes reúne uma base de dados com algumas informações importantes sobre os compradores, como o produto ou serviço adquirido, faturamento total, potenciais vendas adicionais e ticket médio daquele cliente.
Com essas informações em mãos, você terá critérios objetivos para realizar a gestão de relacionamento com os seus clientes, avaliando oque precisa ser priorizado e segmentando os consumidores em grupos de acordo com o seu estágio no processo de compra e interesse na sua marca. Assim, você consegue criar um plano personalizado , que atenda às necessidades e satisfação de todos.
Além disso, com uma carteira bem gerida é possível descartar os clientes inativos e os que não trazem o retorno esperado, evitando o desperdício de tempo e dinheiro na nutrição desse relacionamento. O ideal é que se extraia o máximo de cada oportunidade, alcançando o sucesso de todo o seu público. Ao acumular contatos desnecessários, você só vai confundir e atrapalhar sua equipe de vendas.
E tenha sempre atenção! A existência de uma grande quantidade de clientes nessa carteira não é garantia de sucesso. Para alcançar bons resultados é necessário gerenciá-la e analisá-la de maneira adequada para que, assim, se consiga absorver o melhor dos consumidores. Somente com uma gestão ativa desse público é possível saber em que estágio cada um está e aproveitar seus interesses de forma individual.
Agora que você já sabe o que é uma carteira de clientes e a sua importância para o sucesso de uma empresa, deve estar se perguntando como essa construção acontece na prática, certo? Afinal, de nada adianta conhecer a teoria se você não souber a melhor forma de adaptá-la para a realidade do seu negócio, não é mesmo?
Mas não se preocupe! Separamos as 6 principais dicas sobre o assunto que vão ajudar a montar um método de carteira de clientes ideal para as necessidades da sua empresa. Confira abaixo!
Um dos passos mais importantes para montar uma carteira de clientes de sucesso é entender o perfil dos seus consumidores. Ou seja, você vai precisar identificar quem são essas pessoas e o que elas buscam ao se relacionarem com a sua empresa.
Pesquise sobre dados demográficos, interesses, preferências, necessidades, entre outras coisas. É preciso criar um perfil completo e detalhado que o oriente na hora de desenvolver e gerir a sua carteira. Dessa forma, será mais fácil criar um relacionamento saudável e lucrativo com cada um dos seus clientes.
Tenha em mente que as redes sociais, seu e site blog são a porta de entrada do público para a sua marca, além de um importante canal de comunicação. Por isso, você deve estar visível nos ambientes digitais , fazendo sempre bom uso desses canais para a promoção do seu negócio.
Após entender o perfil dos seus clientes será mais fácil identificar quais são as plataformas mais indicadas para o seu negócio, de acordo com as preferências de uso dos seus potenciais consumidores. A partir disso, é preciso criar uma estratégia de divulgação, atração e engajamento do público com as suas redes.
Investir em diferentes técnicas de marketing digital é uma eficiente estratégia para atrair o seu público alvo e montar uma carteira de clientes ainda mais completa e cheia de possibilidades.
O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas para engajar os consumidores por meio de um material relevante e de qualidade, que transmita o conceito e posicionamento da sua marca no mercado. Além disso, esse tipo de estratégia também contribui para melhorar o seu posicionamento nas páginas de busca, aumentando a visibilidade do seu negócio na internet.
Os eventos e feiras especializadas oferecem a oportunidade perfeita para realizar networking, fomentar contatos, coletar dados de potenciais clientes e tornar uma marca mais conhecida em determinado mercado. Por isso, sempre que possível, invista nesse tipo de ação.
Além da visibilidade e possibilidades de negócios, esse tipo de evento aproxima as marcas dos seus clientes. Você pode criar soluções criativas e atividades interativas que engajem os participantes com a sua marca e os converta em clientes para a sua carteira.
Você já deve ter ouvido falar que o marketing boca a boca é a melhor forma de divulgação, não é mesmo? E que tal usar isso a favor da sua carteira de clientes? Estimule os seus consumidores a indicar outras pessoas que possam se interessar por seus produtos e serviços. Dessa forma você cria uma Rede de indicação que tem tudo para gerar resultados positivos.
Para engajar ainda mais os seus clientes atuais, crie programas de fidelização e recompensa pelas recomendações realizadas. Em relação às indicações, que estão a um passo de se tornarem potenciais clientes, esteja atento às suas necessidades e perfil. Dessa forma você consegue atingir as expectativas de maneira mais eficiente.
Os vendedores são essenciais no processo de captação de clientes, por isso, uma boa dica é investir em profissionais capacitados e experientes no seu mercado de atuação. Dessa forma, eles terão noção sobre como montar uma carteira eficiente e sobre as melhores formas de abordagem para o seu público.
Uma prática muito comum entre as empresas é contratar vendedores que já tenham a sua própria carteira montada. Assim, ele pode oferecer uma interessante base de contatos. Outra boa dica é contar com uma equipe composta por profissionais capacitados a ministrar cursos e palestras, mostrando ao mercado e ao seu público a eficiência da sua empresa em entregar soluções.
Os clientes são um ativo fundamental em qualquer empresa. Sem eles as vendas não acontecem e, consequentemente, um negócio não se sustenta por muito tempo. Por isso o acompanhamento e gerenciamento de uma carteira de clientes é tão importante. É preciso focar todos os esforços em oferecer a melhor experiência para o seu público, mostrando valor nessa relação.
Uma carteira envolve relacionamento e avaliação sobre o custo de aquisição e manutenção dos clientes. Por isso, o primeiro e mais importante passo para um gerenciamento de sucesso é a segmentação de seu público em categorias de acordo com seus objetivos. O recomendado é que essa divisão comece separando os seus clientes entre ativos e inativos.
Os clientes ativos são aqueles que já compraram e podem comprar novamente.
Os inativos se diferenciam por não mostrar interesse em comprar novamente. Além dessas categorias, ainda existem os prospects, que são consumidores em potencial, e os ex-clientes, que desistiram da compra ou escolheram outra marca.
Essas informações vão ajudar a definir o perfil dos consumidores com mais facilidade e, assim, agir de forma mais adequada na comunicação realizada com cada um deles. Mas para que os resultados sejam satisfatórios é preciso que essa divisão faça sentido para a realidade do seu negócio.
Outro ponto importante do seu gerenciamento diz respeito à sua equipe de vendas. É preciso que os vendedores sejam formados como especialistas em cada segmento ou solução específica dos seus clientes. Assim, você manterá o seu time motivado e passará mais segurança para os clientes. Afinal, eles lidarão com pessoas preparadas para solucionar suas necessidades.
Tenha sempre em mente que a gestão da sua carteira deve se manter ativa. Você não pode esquecer contatos ou clientes antigos pois, dessa forma, eles têm grandes chances de se tornarem inativos e não voltarem a comprar com a sua empresa. Além disso, a desatualização da sua lista gera uma desorganização de informações, com poucas chances de se concretizarem em vendas.
E de nada adianta todo esse trabalho se você não medir os resultados alcançados, certo? Por isso, defina e monitore os seus indicadores de desempenho constantemente, identificando erros e acertos sempre em tempo hábil. Existem diversas métricas que podem ajudar nesse processo. Escolha a mais indicada para o seu negócio e mensure sua performance de forma rápida e eficiente.
Como você pôde perceber até aqui, construir e organizar uma carteira de clientes segmentada e eficiente é fundamental para o sucesso do seu negócio e otimização das vendas. E embora essa venda não seja uma tarefa simples, seguindo as nossas dicas é possível melhorar consideravelmente o processo de contato e relacionamento entre a sua marca e os consumidores.
Além disso, quando consideramos o processo de venda como um todo, com o uso de uma carteira de clientes bem estruturada, é possível analisar e absorver todos os tipos de informações disponíveis sobre cada perfil rapidamente. Ou seja, você passa a oferecer um atendimento agilizado e personalizado de acordo com a necessidade dos consumidores de forma individual.
É preciso estabelecer uma comunicação e um relacionamento adequado com consultores ou vendedores, que serão os principais representantes da sua marca diante do público. Dessa forma, a experiência de cada cliente será única, e ele manterá atrelado e encantado com seu negócio. Para que isso aconteça, é fundamental treinar e direcionar sua equipe de vendas.
E se você busca alcançar resultados ainda mais satisfatórios com esse método, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que pode oferecer todo o suporte necessário e ajudar a desenvolver estratégias e conceitos adequados para o seu negócio.
Além disso, a tecnologia é outra importante aliada nesse processo. Você não precisa usar planilhas ou e-mails para gerenciar a sua carteira de clientes. Existem diversas ferramentas desenvolvidas para fornecer suporte no controle de clientes e gestão de métricas da sua empresa, sendo uma excelente aposta para otimizar esse tipo de processo.
É ou não é uma estratégia de vendas muito eficiente?
E você, está esperando o que para construir uma carteira de clientes de sucesso? Siga todas as nossas dicas e alcance excelentes resultados para a sua empresa!
Fale sobre seu negócio e sobre seus objetivos com relação ao marketing para que possamos montar um projeto eficaz para seus clientes e seu segmento. Se você quer ter uma boa receita com seu site, somente aqui é possível encontrar profissionais capacitados e que possuem domínio de todas as ferramentas necessárias.